Você também tem pavor de convidar os colegas para mais um “workshop”? Isso não acontece apenas na sua empresa. De acordo com a Gartner Inc., 70% das iniciativas de organizações fracassam por falta de engajamento. A falta de interesse causa $370 bilhão de perdas cada ano nos EUA, pois com o passar dos treinamentos, workshops ou palestras, as pessoas tendem a se desligar do assunto.
Pensando nisso, a partir de uma metodologia comprovada, a Rever utiliza a gamificação - aplicação de mecanismos de jogos (games) à um determinado assunto - para aumentar o interesse do participante e envolve-lo nos desafios propostos no jogo. Os games funcionam porque trabalham com aspectos básicos da psicologia - competitividade, superação, trabalho em grupo, reações a reforços positivos (incentivos) e negativos (punições), etc. De acordo com a Forbes, +40% das empresas no Global 1000 já estão utilizando business games internamente.
Em parceria com a Bayer, a Rever Consulting desenvolveu um business game para solucionar um grande desafio: Como tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cada vez mais relevantes para os negócios? O resultado foi surpreendente.
A partir da necessidade de engajar os colaboradores e mapear iniciativas que se conectam com os negócios e que contribuem com o desenvolvimento sustentável, criamos o Jogar para Transformar® – ODS. Este jogo é capaz de traduzir a complexidade e interdependência dos ODS, mostrando aos participantes o papel do setor privado na sua execução, bem como a urgência da atuação conjunta para atingi-los.
Em nossa experiência realizada em parceria com o time de Sustentabilidade da Bayer, chegamos à uma proposta que tem gerado excelentes ideias de novas ações sustentáveis e possíveis de serem implementadas, além de ser muito bem aceita pelos colaboradores. Afinal, ninguém conhece melhor o negócio do que aqueles que estão no dia-a-dia da organização!
Na prática, o jogo ajuda os participantes a (i) ampliar o conhecimento acerca dos ODS, (ii) mapear iniciativas já existentes na empresa relacionadas aos ODS, (iii) promover um espaço seguro para geração de iniciativas criativas e transformadoras.
Ao aplicar o jogo, um assunto aparentemente distante do dia-a-dia tornou-se divertido e mais simples de ser compreendido. Logo no início, a ideia de que seria mais um workshop monótono deu lugar à empolgação. O espírito competitivo e descontraído deu ritmo à dinâmica e à geração de novas ideias. No final da aplicação do game, os mesmos objetivos de um dia de workshop tradicional foram atingidos: geração de conhecimento acerca de determinado assunto, geração de novas ideias e engajamento dos colaboradores.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Agenda 2030 compõem um plano de ação de 17 objetivos e 169 metas que orienta o desenvolvimento sustentável. A implementação dessa Agenda deve ser uma parceria colaborativa entre os diferentes atores da sociedade. Desde o seu lançamento em 2015, o setor privado tem buscado cada vez mais conhecer e alinhar suas estratégias aos ODS, tornando-se uma linguagem padrão. Isso porque os ODS são capazes de abranger os mais complexos desafios sociais, ambientais e econômicos, orientando ações para a geração de impacto positivo.
Fale agora com um Consultor especialista