Benefícios Operacionais da Rastreabilidade: mais do que conhecer, é preciso saber como funciona a cadeia de valor

Por João da Silva

22
abril, 2024

Rastreabilidade da cadeia de valor é um tema recorrente em nossas conversas. Seja pela gestão dos riscos existentes nos elos frágeis, ou pelas oportunidades de um olhar a partir de uma estratégia de sustentabilidade como força, as possibilidades são inúmeras. Neste artigo, focamos nos benefícios operacionais que a rastreabilidade pode trazer para o negócio.

Vamos começar com um convite: esqueçamos que nosso território é a sustentabilidade e pensemos na gestão do negócio. Agora, vejamos o quanto podemos gerar de valor não somente ao conhecermos os elos de uma cadeia, mas ao sabermos como cada um deles funciona, de fato. Para ajudar nesse exercício, trazemos três exemplos em situações distintas, que podem ser transpostas para qualquer indústria.

Eficiência de monitoramento

Nosso primeiro exemplo vem da indústria da moda, que tradicionalmente conta com cadeias de valor pulverizadas e a necessidade de gerir altos riscos de violações aos Direitos Humanos, como condições de trabalho análogo ao escravo, nas fábricas — gestão esta que, normalmente, é feita in loco por um time de auditores. Ocorre que uma marca pode conhecer sua cadeia, ou seja, saber quem são todos os seus fornecedores de produção de peças, mas não ter clareza sobre quais deles estão com pedidos em produção no momento em que uma auditoria estiver em campo. 

O que acontece nesse caso? Fatalmente os auditores poderão visitar um fornecedor ocioso, e deixar de visitar um fornecedor com pedidos ativos que podem estar fora das regras socioambientais de fornecimento.

Por outro lado, a rastreabilidade - para além do conhecimento da cadeia - permite saber exatamente quais fornecedores estão com pedidos em produção, possibilitando uma auditoria 100% eficaz e eficiente, além de um investimento muito mais assertivo.

Segurança para o consumidor

Vamos agora verificar como uma empresa de alimentos pode obter benefícios operacionais a partir do investimento em tecnologias de rastreabilidade. Para isto, vamos contar uma experiência da qual participamos com nossos parceiros da Wholechain, em uma empresa de pescados frescos e que, pela natureza do produto, precisa lidar com altos padrões de segurança e monitorar riscos de contaminação. 

Nos muitos casos de produtos alimentícios contaminados que já pudemos observar como consumidores, uma coisa fica clara: o quanto a distribuição de um determinado lote é pulverizada por vários supermercados, cidades, estados, regiões. Ou seja: em caso de necessidade de recolhimento, os custos operacionais são altíssimos, sem falar no risco para os consumidores e no dano à imagem, à reputação e à credibilidade da marca.

Nesta empresa em questão, a tecnologia de rastreabilidade permitiu criar indicadores para o armazenamento do pescado, que passaram a ser monitorados em tempo real. Uma vez implantado o sistema, ele foi capaz de alertar que um dos lotes estava fora dos padrões, permitindo à empresa agir imediatamente antes que o lote fosse distribuído na rede de varejo, evitando uma crise, a logística complexa de um recall, além dos altos níveis de segurança para o consumidor que puderam ser atestados sem riscos.

Garantia de altos padrões de qualidade

Os benefícios operacionais da rastreabilidade também podem ser encontrados na produção. É o caso de uma marca de carnes bovinas que estava lidando com níveis elevados de perda em sua linha premium. Por mais que a empresa conhecesse a origem dos animais, ela não conseguia identificar de onde poderia estar vindo o problema que a levava a descartar muitas partes de um mesmo animal, ainda que os animais viessem de menos de uma dezena de fornecedores. 

Com a tecnologia de rastreabilidade, foi possível conhecer como os elos de produção e transporte funcionavam, e chegar à causa exata de fragilidade operacional: o transporte dos animais. Assim, foram ajustadas todas as rotas para privilegiar aquelas estradas com melhores condições de pavimentação, bem como os motoristas foram treinados para conduzir os animais com uma direção mais confortável.

Saber quem são os elos não significa saber como funcionam

Os três exemplos deixam claro que as tecnologias de rastreabilidade permitem ir além do conhecimento da cadeia e se aprofundar no seu funcionamento, em tempo real, se essa for a necessidade do seu negócio.  Desta forma, ampliam-se as possibilidades de eficiência operacional, reduz-se custos, cria-se mais transparência, dentre outros benefícios, como uma gestão de riscos muito mais eficiente. 

Nosso time conta com uma visão global de soluções em parceria com a Wholechain e casos de sucesso nas mais variadas indústrias, que representam benchmarkings importantes quando o que está em questão é o quanto o seu negócio ganha com estratégia. Igualmente, representam o quanto estratégia e sustentabilidade são sinônimos e trazem impactos positivos absolutamente tangíveis para eficiência e resiliência do negócio frente às diferentes demandas, atuais e futuras.

Vamos conversar sobre como podemos ajudar a potencializar a sua operação?

Fale agora com um Consultor especialista

Ou ligue para +55 11 3285-6438
Pular para o conteúdo